O ensino utilizando meios lúdicos cria um ambiente gratificante e atraente servindo como motivação para o aprendizado. Os jogos promovem um estímulo nos alunos e ainda tornam o ensino menos massante e árduo para o professor. Eles, também, estimulam a competição entre os mesmos e ajudam a fixar melhor os conteúdos. Um jogo como esse que foi feito, jogo de memória, usando pares de verbos no infinitivo e no passado simples é uma forma interessante de se trabalhar e memorizar os verbos irregulares no passados simples, tendo em vista que não há outra forma a não ser memorizá-los, já que eles não possuem regras.
Nesse caso os alunos que estavam sentados eram as "peças do jogo", ou seja, cada um tinha um verbo. Os alunos que estavam jogando para tentar achar os pares ficavam lá na frente e cada um, na sua vez, escolhia duas "peças" (dois alunos) a fim de tentar formar pares de verbos com o infinitivo e o seu respectivo passado simples. Caso o aluno formasse um par, ele poderia jogar novamente. Ganhou o jogador que formou o maior números de pares no final.
Esse jogo além do aluno saber qual é o passado simples de cada verbo ele trabalha também a memória, ou seja, ele tem que estar atento a onde estava cada verbo para que possa formar os pares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário